3.3 As Tribos de Aser e Naftali –
Aser foi o oitavo filho de Jacó, filho de Zilpa. O território que coube
a essa tribo era extraordinariamente fértil. O nome Aser significa
feliz ou abençoado, e o nome cumpriu suas expectativas. Essa
prosperidade era tão grande que a tribo haveria de banhar os seus pés em azeite. Essa
riqueza trouxe segurança para eles (Dt 33.25). Naftali foi o sexto
filho de Jacó e o segundo de Bila. A palavra dita por Jacó sobre Naftali
o compara com uma gazela, animal ágil e que se reproduz em grande
quantidade. A igreja pode ser comparada com o que se diz de Naftali,
porque como uma gazela é livre, a igreja tem essa liberdade e a palavra
formosa é o que procede da boca dos que anunciam o evangelho (Sl 45.1).
Gn 49.20,21: “De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais. Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas”.
Aser,
nome este que significa feliz, expressa o sentimento de Leia por ocasião
de seu nascimento que ocorreu também em Padã-Arã na casa de Labão: “Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser” (Gn 30.13). Aser
teve 4 filhos, sendo listado entre eles também uma filha, irmã deles
conforme Gn 46.17: Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera, a irmã deles. O
primeiro censo listou de Aser quarenta e um mil e quinhentos homens da
idade de 20 anos para cima (ver Nm 1.41). No segundo censo foram
listados cinqüenta e três mil e quatrocentos (ver Nm 26.47). A
prosperidade proveniente das terras férteis de Aser produziria iguarias
dignas da mesa de um rei, daí Jacó se referir a “delícias reais”.
Naftali,
nome este que significa “lutando” expressa o sentimento de Raquel, já
que ele é filho de sua serva, por ocasião de seu nascimento também em
Padã-Arã, quando então ela diz: “Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã; também venci; e chamou-lhe Naftali” (Gn 30.8).
Naftali teve quatro filhos sendo estes Jazeel, Guni, Jezer e Silém (ver
Gn 46.24). No primeiro censo os homens de vinte anos para cima
totalizavam cinqüenta e três mil e quatrocentos (ver Nm 1.43) e no
segundo censo quarenta e cinco mil e quatrocentos (ver Nm 26.50). As
palavras de Jacó em Gn 49.21 denotam um notável amor à liberdade por
parte de Naftali, porém liberdade para servir ao Senhor levando as boas
novas da salvação.
Gade,
Aser e Naftali em Gn 49 são listados entre Dã e José. Sendo Dã uma
alusão ao Anticristo do período da Tribulação/Grande Tribulação e José
um tipo de Cristo em seu Reino Milenar,
Gade, Aser e Naftali podem ser vistos como que tipificando o
remanescente dos filhos de Israel que passarão pelo período da
Tribulação/Grande Tribulação sendo fiéis ao Senhor, apesar da angústia
que virá sobre Israel em função do governo do Anticristo. Eles, porém
sofrendo perseguição (Gade), serão bem-aventurados crendo em Jesus como
seu Messias (Aser), e desta forma, permanecerão firmes anunciando as
boas novas da salvação em Cristo Jesus (Naftali).
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