RADIO NOVA KANAAN - FRANCA SP

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

E DE ARREPIAR

3.3 As Tribos de Aser e Naftali – Aser foi o oitavo filho de Jacó, filho de Zilpa. O território que coube a essa tribo era extraordinariamente fértil. O nome Aser significa feliz ou abençoado, e o nome cumpriu suas expectativas. Essa prosperidade era tão grande que a tribo haveria de banhar os seus pés em azeite. Essa riqueza trouxe segurança para eles (Dt 33.25). Naftali foi o sexto filho de Jacó e o segundo de Bila. A palavra dita por Jacó sobre Naftali o compara com uma gazela, animal ágil e que se reproduz em grande quantidade. A igreja pode ser comparada com o que se diz de Naftali, porque como uma gazela é livre, a igreja tem essa liberdade e a palavra formosa é o que procede da boca dos que anunciam o evangelho (Sl 45.1).
Gn 49.20,21: “De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais. Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas”.
Aser, nome este que significa feliz, expressa o sentimento de Leia por ocasião de seu nascimento que ocorreu também em Padã-Arã na casa de Labão: “Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser” (Gn 30.13). Aser teve 4 filhos, sendo listado entre eles também uma filha, irmã deles conforme Gn 46.17: Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera, a irmã deles. O primeiro censo listou de Aser quarenta e um mil e quinhentos homens da idade de 20 anos para cima (ver Nm 1.41). No segundo censo foram listados cinqüenta e três mil e quatrocentos (ver Nm 26.47). A prosperidade proveniente das terras férteis de Aser produziria iguarias dignas da mesa de um rei, daí Jacó se referir a “delícias reais”.
Naftali, nome este que significa “lutando” expressa o sentimento de Raquel, já que ele é filho de sua serva, por ocasião de seu nascimento também em Padã-Arã, quando então ela diz: “Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã; também venci; e chamou-lhe Naftali” (Gn 30.8). Naftali teve quatro filhos sendo estes Jazeel, Guni, Jezer e Silém (ver Gn 46.24). No primeiro censo os homens de vinte anos para cima totalizavam cinqüenta e três mil e quatrocentos (ver Nm 1.43) e no segundo censo quarenta e cinco mil e quatrocentos (ver Nm 26.50). As palavras de Jacó em Gn 49.21 denotam um notável amor à liberdade por parte de Naftali, porém liberdade para servir ao Senhor levando as boas novas da salvação.
Gade, Aser e Naftali em Gn 49 são listados entre Dã e José. Sendo Dã uma alusão ao Anticristo do período da Tribulação/Grande Tribulação e José um tipo de Cristo em seu Reino Milenar, Gade, Aser e Naftali podem ser vistos como que tipificando o remanescente dos filhos de Israel que passarão pelo período da Tribulação/Grande Tribulação sendo fiéis ao Senhor, apesar da angústia que virá sobre Israel em função do governo do Anticristo. Eles, porém sofrendo perseguição (Gade), serão bem-aventurados crendo em Jesus como seu Messias (Aser), e desta forma, permanecerão firmes anunciando as boas novas da salvação em Cristo Jesus (Naftali).

Nenhum comentário:

Postar um comentário